20 February, 2013

SBB ultrapassa 7 milhões de Bíblias em 2012

Fevereiro 19, 2013

Novo recorde de distribuição é resultado do empenho em levar a Palavra de Deus a todas as pessoas. No total, a SBB contabilizou 244.716.807 Escrituras distribuídas, incluindo Bíblias, Novos Testamentos, porções e seleções bíblicas.
No ano em que comemorou dois importantes marcos de sua trajetória – os 50 anos do programa Luz na Amazônia e os 10 anos da Bíblia em Braile – a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) alcançou um novo recorde na distribuição de Escrituras. O total –  incluindo Bíblias, Novos Testamentos, porções bíblicas (livretos contendo partes do texto bíblico, como evangelhos) e seleções bíblicas (folhetos com texto bíblico selecionado) – foi de 244.716.807 exemplares. No que se refere à distribuição de Bíblias completas, a SBB registrou um aumento de 9% em relação ao ano anterior, com a marca de 7.389.040 exemplares (confira quadro a seguir).

DISTRIBUIÇÃO DE ESCRITURAS EM 2012:
- Bíblias – 7.398.040
- Novos Testamentos – 718.953
- Porções Bíblicas – 2.867.175
- Seleções Bíblicas – 233.508.000
- Diversos – 224.639
- Total Geral – 244.716.807

“Estamos cada dia mais motivados em cumprir nossa a missão, de tornar a Palavra de Deus acessível a todas as pessoas, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade social. A nossa expectativa é que essas vidas possam ser transformadas pela mensagem de fé e de esperança contidas no Livro Sagrado”, ressalta o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer. O volume de Escrituras destinadas a doações ficou em mais de 26 milhões de unidades.
Para alcançar esses resultados, a SBB conta com um dos um dos maiores parques gráficos do mundo destinados exclusivamente à produção de Escrituras – a Gráfica da Bíblia, localizada em Barueri (SP). “Em 2012 demos outro passo para tornar ainda mais efetiva nossa atuação, com a inauguração de um Centro de Distribuição. Ao reduzir custos e prazos de entregas, este novo espaço tem o mérito de facilitar a disseminação da Palavra de Deus em todo o Brasil”, observa Zimmer.
Ação Social – Um dos diferenciais da SBB é oferecer o texto bíblico em diferentes formatos, alcançando os mais variados públicos. Grande parte das publicações é fornecida gratuitamente aos envolvidos nos programas de ação social. São as comunidades beneficiadas pelos programas Luz na Amazônia, Luz no Nordeste, Luz no Sul do Brasil e Luz no Sudeste, enfermos hospitalizados, detentos, pessoas com deficiência visual e auditiva e estudantes.  Em 2012, a distribuição de Escrituras para esta finalidade alcançou a marca de 26.272.103 exemplares.
Outra iniciativa de destaque é o programa Sócio Evangelizador, no qual voluntários oferecem recursos para a produção de seleções bíblicas, distribuídas maciçamente como forma de estimular a reflexão sobre temas recorrentes da vida urbana. Foram distribuídas, em 2012, 233,5 milhões de seleções bíblicas.
A Gráfica da Bíblia – Criada para servir as igrejas cristãs no Brasil e no mundo, a Gráfica da Bíblia tem excelência reconhecida além das fronteiras nacionais, permitindo que a SBB exporte para mais de 100 países das Américas, África, Ásia e Europa. De suas instalações saem exemplares em português, espanhol, inglês, francês, árabe e até em ioruba, idioma falado em países africanos. Do total de Escrituras produzidas, cerca de 20% são destinados à exportação.
Produzindo um exemplar da Bíblia a cada três segundos, anualmente, a Gráfica da Bíblia responde por um volume médio de 8,5 milhões de Bíblias. Por mês, são utilizadas 800 bobinas de papel que, se desenroladas, equivalem a 24 mil quilômetros. O papel consumido em um ano seria suficiente para dar 7,2 voltas na Terra.
A Gráfica da Bíblia está instalada desde 1995 no município de Barueri (SP), no mesmo local onde está a Sede Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil, e constitui um dos maiores parques gráficos destinados à impressão e encadernação das Escrituras Sagradas do mundo. Construída com o apoio de Sociedades Bíblicas de outros países, tem sido fundamental para que a SBB cumpra sua missão.
Com a finalidade de atender à crescente demanda por Bíblias e Novos Testamentos, a Gráfica da Bíblia foi ampliada em 2007. Em um prédio com 3,7 mil metros quadrados de área construída, localizado no município de Santana do Parnaíba (SP), foi instalada a Encadernadora da Bíblia.
Em agosto último, a SBB inaugurou seu Centro de Distribuição, criado para tornar ainda mais eficiente a distribuição da Palavra de Deus em todo o País. Localizado em Itapevi (SP), o novo espaço centraliza as funções de recebimento, movimentação, armazenagens, separação de pedidos e expedição, reduzindo custos e aumentando a qualidade no atendimento às demandas por Bíblias.
A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”.
A SBB faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial fundada em 1946 com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 147 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.

Por: Luciana Garbelini
Fonte: Jornal Gospel News

No comments:

Post a Comment