13 August, 2012

Conhecendo a India!


Conhecendo a India!

A Índia é um pais situado no sul da Ásia, limitado ao norte pela China, Nepal e Butão; a leste por Myanmar; a noroeste pelo Paquistão  e ao sul pelo Oceano Indico. Situado a nordeste da Índia e ao norte da Baia de Bengala fica o Bangladesh. 
Sua extensão é de 3.287.782 km, sétimo maior pais em área demográfica. Contem 1.21 bilhões de habitantes sendo o segundo pais mais populoso do mundo. É uma republica composta de 28 estados e sete territórios, é um sistema de democracia parlamentar.
Em 1991 foram implantadas reformas econômicas que transformaram o pais em uma das maiores economias do mundo, porém, por uma infraestrutura insuficiente, uma burocracia pesada, altas taxas de juros e uma divida social elevada (pobreza rural, analfabetismo, sistema de castas, corrupção ...) a economia do pais é constantemente sufocada, o que impede a exploração de toda sua potencia.
Sua renda per capita é consideravelmente baixa, cerca de 50% da população depende diretamente da agricultura para sobreviver e mais de 40% da população está abaixo da linha da pobreza.
A indústria e os serviços, por sua vez, tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos representando respectivamente 26% e 55% do Produto Interno Bruto. Diferentemente da Agricultura que representa somente 18%.
A principal língua é o híndi, porém pode-se encontrar até 400 dialetos e idiomas por todo o pais, dentre eles 21 são considerados oficiais.
A religião predominante na Índia é o Hinduísmo, cerca de 80% da população, e o restante é dividido em  11% islâmicos, 3,8% cristãos e 5.2% outras.
O Hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo. Não há um fundador desta religião, ao contrário de outras O Hinduísmo e composto de toda uma intersecção de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas.Para compreender o Hinduísmo, é fundamental situá-lo historicamente. Por volta de 3 000 a.C., a Índia era habitada por povos que cultuavam o Pai do Universo, numa espécie de fé monoteísta. Pouco depois, em 2 500 a.C., floresceu a civilização dravídica, no vale do rio Indo, região que hoje corresponde ao Paquistão e parte da Índia. Os drávidas eram adeptos de uma filosofia de louvor à natureza, de orientação matriarcal e baseada no princípio da não-violência. Porém, em 1 500 a.C., os arianos invadiram e dominaram aquela região, reduzindo os antigos drávidas à condição de "párias" - espécie de sub-classe social, que até hoje permanece sendo a casta mais baixa da pirâmide social indiana.
Devido a maioria da população ser do Hinduismo, a cultura do pais está diretamente ligada a esta religião constituindo um sistema social, na medida em que divide a sociedade em diferentes castas. Determinadas pela hereditariedade, as castas constituem grupos de pessoas e famílias que se diferenciam uns dos outros de acordo com a posição social que ocupam, com mais ou menos privilégios e deveres.
O sistema de castas estabelece uma rígida segregação social, por meio da qual se explica o papel de cada indivíduo na sociedade. Esse fato, na verdade, consolida as enormes desigualdades sociais existentes no país, uma vez que a mudança de um indivíduo para outra casta é considerada uma grande ofensa à religião hindu. 
O sistema de classificação evoluiu para o plano político-social-religioso. Em sua estrutura mais antiga, o sistema era constituído de quatro castas: os brâmanes (sacerdotes), os xatrias (guerreiros), os vaixás (burgueses) e os sudras (artesãos). Cada casta tem suas próprias normas e está rigorosamente separada das outras. Não é permitido o casamento misto, nem a refeição em comum, nem a participação conjunta em atividades profissionais. A quebra de qualquer dessas obrigações implica a exclusão da casta, pelo que o indivíduo fica privado de todo direito social e se torna um pária, sem casta.
Mais tarde esse número de castas inicial aumentou e chegou a mais de três mil castas e subcastas, divisão que ainda influi poderosamente na sociedade indiana, apesar da extinção legal das castas em 1947. Nessa época, o sistema dividia a população hinduísta indiana em cerca de 17 milhões de brâmanes, vinte milhões de membros das outras três castas e mais de sessenta milhões de outras categorias, entre as quais a dos intocáveis (harijans, povo de Deus).O Hinduísmo e o Budismo originaram- se no país, e o Cristianismo e Islamismo foram introduzidos no primeiro milênio DC.
Em 1793, William Carey,pastor e sapateiro inglês, foi a Índia com sua família como primeiro missionário. Dedicou-se profundamente a tradução da bíblia para um dos dialetos locais, e após dois anos (1795) inaugurou a primeira igreja batista.
O trabalho era muito lento, pois em sete anos mesmo com centenas de pessoas freqüentando aos cultos, não havia nenhum convertido. E no ano de 1818, 25 anos de missões batistas na Índia, haviam 600 convertidos, e milhares de pessoas freqüentando aos cultos, todavia Carey já havia conseguido se infiltrar na cultura hindu e gerando influencia para mudança de costumes comuns como sacrificar crianças e queimar as viúvas com seus esposos falecidos, mostrando que esses rituais não estavam nem no próprio livro da religião hindu.
Desde então grupos missionários estão sempre presente no país, entretanto, por sua maioria ser da religião hindu, o cristianismo não e aceito e os cristãos são extremamente perseguidos.
Devido ao grande numero de línguas a dificuldade de material bíblico é enorme, 
visto que enviamos em inglês e é necessário traduzir para pelo menos 5 línguas locais, 
portanto precisamos de suas orações, para que dia após dia o Evangelho de Jesus  seja cada vez mais aceito pelos Indianos.

No comments:

Post a Comment